Guia


Glicemia de jejum

O que é?
Exame de sangue que mostra a taxa de glicose na corrente sanguínea com o organismo em jejum.

Para que serve?
Ao informar se os níveis do açúcar (glicose) coletados do sangue após jejum obedecem a uma determinada faixa de valores medidos em mg/dL (miligramas por decilitro), este exame é o primeiro passo laboratorial na investigação do diabetes. Serve também para acompanhar a doença, inclusive durante a gravidez.

Preparo
É necessário jejum prévio de pelo menos 8 horas. 

 



Curva glicêmica

O que é?
Também chamado de teste oral de tolerância à glicose, a Curva glicêmica é um exame de sangue feito, principalmente, para o diagnóstico do diabetes.

Para que serve?
A Curva glicêmica serve para medir a capacidade do organismo de processar uma quantidade excessiva de glicose (condição conhecida como hiperglicemia) em um determinado tempo. Este exame é usado, na maioria dos casos, para diagnosticar o diabetes.

Como é feito.
Primeiro, é colhido sangue em jejum para verificar a taxa padrão de açúcar (glicose) no sangue. Em seguida, a pessoa ingere uma espécie de xarope contendo glicose e uma nova coleta de sangue é realizada após a ingestão em intervalos de tempos.
 
Preparo
Como é exigido jejum (de 10 a 12 horas) para a coleta comparativa, o exame deve ser feito pela manhã. Sob hipótese alguma o paciente deverá usar laxantes antes do exame. Também estão vetados fumo e atividade física ao longo do exame. Em caso de diarréia ou uso de medicamentos, é preciso informar ao profissional de saúde que está realizando o procedimento. A duração do exame pode chegar a cinco horas de acordo com solicitação médica. Portanto, deve-se levar em conta a possibilidade de passar boa parte da manhã no laboratório.